DICA: Mitos sobre cabelo

28 mar

Oi meninas, tudo bem?

Hoje vim dar umas dicas sobre cabelo, pois há muitos mitos que as pessoas consideram verdadeiros sobre esse assunto. Então vamos descobrir o que é mentira na hora de cuidar das madeixas?

tumblr_ljbwe2ID0X1qgujfno1_500_large

  • Cortar o cabelo mensalmente acelera o crescimento

Esse mito é o mais conhecido e questionado. Dizem que cortar o cabelo mensalmente ajuda eles crescerem mais fortes e sadios. O fio cresce aproximadamente 1 cm por mês, cortando as pontas ou não. Cortar o cabelo todo mês ajuda a retirar as partes danificas, como pontas duplas e quebradas, deixando os visual mais saudável, mas não tem o poder de acelerar o crescimento.

  •  Cortar na lua cheia encorpa a cabeleira e na crescente ajuda a crescer

Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, cortar os cabelos na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para o cabelo crescer mais rápido. O fato é que até agora a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Para falar a verdade já fiz o teste e não mudou em nada, ou seja, acredita quem quiser. Haha

  •  Os cabelos se acostumam com os shampoo
Isso é muito comum de se ouvir hoje em dia, que você usa um shampoo por um mês e seu cabelo acostuma com ele, assim ele deixa de produzir o efeito inicial. Isso é mentira. O que acontece é que os cabelos deixam de ficar totalmente limpos, quando o produto adquirido não é indicado para seu tipo de cabelo. O que se  percebe é que o cabelo vai ficando mais oleoso, sem brilho e sem vida. O certo é descobrir qual é seu shampoo ideal, sendo que hoje não é difícil, pois encontramos shampoos para todos os tipos de cabelo.
  •  Água fria deixa o cabelo mais brilhante

Na verdade, o problema é a água muito quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas, deixando o cabelo mais oleoso. A água fria fecha melhor as cutículas do cabelo e isso produz o brilho. O recomendado é optar por temperaturas mornas.

  • Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos

Ao contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias! Mas sempre com shampoo certo para o seu tipo de cabelo e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo. Ufa, eu faço isso corretamente. Haha

  • Deixar o creme o dia inteiro otimiza o tratamento

Muitas pessoas deixam o creme de tratamento por horas e horas, sendo que a maioria especifica um tempo de tanto a tantos minutos, mas acredita-se que quanto mais tempo no cabelo mais hidratado vai ficar. Mas o que acontece é que a hidratação, em vez de embelezar o cabelo, deixa-lo brilhante e saudável, pode deixá-lo oleoso.

  • Cem escovadas à noite deixam os cabelos saudáveis e ajuda a crescer
Vemos muito esse hábito em filmes de época, pois de fato escovar os cabelos ativa a circulação no couro cabeludo. Mas  isso pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo, o que não é bom.

  • Fios brancos arrancados nascem em dobro

Isso é muito engraçado, pois já vi muita gentes falando: “Não arranca um fio branco se não nasce dois no lugar” Haha. Se fosse verdade, seria fácil ganhar volume nos cabelos. É natural que os fios brancos se destaquem na cabeleira, porque o processo de encanecimento é causado pela perda de melanina – a substância que dá cor -, que é substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa fio mais grosso e, portanto, mais visível. Complicado né? Mas quando você arranca um fio, não nasce em dobro.

Essas foram algumas das crendices populares sobre cabelos que eu separei para vocês. Claro que se vocês gosta ou acredita em alguma delas, não sou eu que vou dizer o contrário. Haha
Espero que tenham gostado
Beijinhos
Anúncios

29 Respostas to “DICA: Mitos sobre cabelo”

  1. Júlia Regonha 28/03/2013 às 13:07 #

    Interessante Fabi, faz um vídeo sobre seus cabelo lindos, e aproveita e manda um brijo pra mim HAHAHAHAHA bjoss

  2. Vanessa 28/03/2013 às 13:13 #

    Legal ajudo mt te adoro Fabi!

  3. Carolina 28/03/2013 às 13:15 #

    Ótimas dicas Fabi, e realmente hj em dia há tantos mitos sobre cabelo, que ficamos até confusas, sem saber o que é verdade ou não..

  4. Pryscylla 28/03/2013 às 13:24 #

    Amei esse post, gosto muito de assistir vc e a ninna bjss….

  5. Raissa França 28/03/2013 às 13:33 #

    Haha, é cada coisa que o pessoal inventa !

  6. Bárbara Kelly 28/03/2013 às 14:17 #

    Adorei o post Fabi, realmente pensava que cortando o cabelo todo mês cresceria mais rápido, doce ilusão kkkk. Beijinhos:*

  7. Maressa 28/03/2013 às 14:33 #

    Adorei as dicas fabi, realmente mt gente cai nessa crendices sem conhecimento
    beijoos

  8. Larissa 28/03/2013 às 14:54 #

    Adorei as dicas. Realmente muita geente ainda acredita nessas crendices que você citou, Fabi. Mas, assim como você explicou, não a fundamento em várias delas. Amei o post, super interessante! Assim também descobri que faço quase tudo certinho meu cabelo! ;D

    Beijos
    Dá uma passadinha no meu blog
    http://deliriosemvidrinhos.blogspot.com.br/

  9. Flávia Theodorovitz 28/03/2013 às 15:09 #

    Fabi, adorei o post, além de ter sido
    Muito criativo voce acertou em cheio nas crenças populares hahahah
    Adorei! Obrigada pelas informações! Beijinhos :)))

  10. Renata 28/03/2013 às 15:22 #

    Qual referência vc usou? Sou dermatologista especialista em saúde capilar e afirmo que tem muita coisa errada.

    • Crie Moda 28/03/2013 às 15:54 #

      Li varias fontes na internet, alguns sites de produtos de cabelo, me fala o que está errado que eu corrijo! Obrigada

    • Bianca Lorrani 30/03/2013 às 13:46 #

      Estamos esperando a resposta da doutora.

  11. Juliana Mello 28/03/2013 às 17:19 #

    Adorei o post, várias coisas eu já sabia que era mentira, mas foi super útil pra reforçar. :DD
    Beijos! ❤ =***

  12. Giulia Freitas 28/03/2013 às 17:22 #

    Eu começei a ver seu blog nao faz muito tempo, mas ja estou AMANDO! Eu ja via o seus videos e o da Niina mas nunca tinha visto o blog ! gostei muitoo dos dois blogs ! (:

  13. Martinha 28/03/2013 às 18:08 #

    Gostei das dicas, mas realmente agora fiquei curiosa por causa do comentário da Renata… também quero saber o que está errado.

  14. Jéssica Carminate 28/03/2013 às 19:15 #

    oi, gostei muito dos seus artigos, e estou te seguindo no wordpress, de uma passadinha lá e deixe sua opinião, abrigado e um abraço.

  15. Juliane Alonso 28/03/2013 às 23:23 #

    Sobre o shampoo deixar de fazer efeito depois de um tempo porque ele não limpa mais o cabelo como limpava antes, é só usar um shampoo de limpeza profunda ou como a Niina faz, usar um shampoo neutro. Eu uso o Seda Pro Natural Pureza Refrescante, uma vez por semana, pra não ressecar demais o cabelo. Além de ser bem barato, ele rende bastante, já que uma aplicação já faz bastante espuma e limpa bem o cabelo. E olha que o meu é oleoso. Fica a dica ai.

  16. carlosavs7 30/03/2013 às 13:42 #

    Reblogged this on carlosavs7.

  17. mulheresp7 31/03/2013 às 19:58 #

    Muito boas as dicas, valeu mesmo.

    mp77blog.wordpress.com

  18. Líviah Gomes 01/04/2013 às 10:46 #

    Olá Fabi sou a Lívah e tenho mania de arrancar frizz, é aqueles cabelinhos quebrados. E sua dica me ajudou e me deu uma lição de qu tirar cabelinhos quebradas nascem o dobro !
    Obrigada, pelas dicas … Bjs fã ❤

  19. keellygueeddes 02/04/2013 às 20:23 #

    aah esses mitos que deixa nois com duvidas mais agr nem tenho mais kkk bbjs aamei *-*

  20. dikasdesalao 04/04/2013 às 12:25 #

    “O que acontece é que os cabelos deixam de ficar totalmente limpos, quando o produto adquirido não é indicado para seu tipo de cabelo.”
    Na verdade não é que o shampoo não limpa mais. Ele vai continuar tendo o mesmo efeito de limpeza. Porém, outros compostos presentes no shampoo, talvez, já não sejam necessários para seu cabelo.

    “Na verdade, não é a água fria que deixa o cabelo mais brilhante e sim a água muito quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas.”
    Sim, é verdade que água muito quente estimula as glândulas sebáceas, mas isso acontece por que a água quente retira toda a oleosidade do couro cabeludo, e o organismo entende que precisa produzir mais sebo. A água fria dá mais brilho sim aos cabelos, já que quando você enxágua com água fria você fecha melhor as cutículas do cabelo, e é isso que produz o brilho.

  21. clarasecrets 07/04/2013 às 20:37 #

    Reblogged this on Clara Morato.

  22. amanda 12/04/2013 às 16:49 #

    adorei as dicas Fabi adoro vc eu tbm tenho um blog se quiser dar uma olhadinha e só entrar http://www.diiariodemake.blogspot.com.br/

  23. francipacheeco 24/04/2013 às 14:36 #

    Tem umas que chegam a ser super engraçadas rsrrss!

  24. kailha 05/06/2013 às 11:32 #

    ajudou muuuuito ,muito obrigado Fabi parabéns
    beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: